ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROF. MARCOS ADRIANO ISSLER
Rua. Porto Velho – Nova União – RO
Leitura – Crônicas
Prof. Elisaude Tureta Machado Coelho
PROF. MARCOS ADRIANO ISSLER
Rua. Porto Velho – Nova União – RO
Leitura – Crônicas
Prof. Elisaude Tureta Machado Coelho
licenciada em Letras
Nova União – RO
junho/2009
Problemática
Em razão da deficiência do hábito da leitura dos alunos da 9ª do período vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler, vê-se a necessidade de desenvolver atividades que envolvam a leitura despertando assim o gosto pela mesma.
Esse trabalho tem como idéia central incentivar a prática de leitura e escrita na escola
Torna-se viável essa temática por ser uma questão que tem causado muitos dissabores, decepções em nossa escola, fazendo com que a cada dia, aumente o número de analfabetos funcionais no Brasil.
Essa questão é muito complexa, pois trazemos conosco uma cultura de que o brasileiro não gosta de ler, que ler é muito chato, e porque essa é uma questão que deve ser trabalhada na família, na escola.
Fundamentação Teórica
Vivemos na era da informação, portanto é fundamental o domínio da leitura e da escrita. Seguindo esta linha de pensamento vimos a necessidade de desenvolver este projeto com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler. É importante ressaltar que a grande maioria desses alunos não tiveram referencial em casa quando eram crianças.
Sabe-se que a leitura e escrita é indispensável a qualquer nível de escolaridade e esta, está por toda parte, sendo de suma importância para todo tipo de aprendizagem.
Pensando assim, espera-se que a leitura e escrita sejam praticadas na escola, como um tesouro inestimável, do qual não podemos abrir mão jamais.
Com base nesse pensamento, essa temática vem de encontro à necessidade do desenvolvimento da prática da leitura e escrita, proporcionando assim, sanar as deficiências causadas pela má formação dos educandos e pela falta de incentivo ao hábito de ler e escrever.
Faz-se necessário motivar de forma agradável os alunos da Escola através de atividades que venham ampliar o universo lingüístico dos estudantes, bem como despertá-los para o prazer de ler escrever, reconhecendo-os como sujeito critico, capaz de refletir e agir positivamente, visando o crescimento de seu desempenho como leitor.
Tem se percebido que a maioria dos alunos tem encerrado o Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio sem ter uma leitura satisfatória, pois o processo de compreensão e interpretação de textos, da maior parte de nossos alunos é insatisfatória uma vez que não lêem ou quando lêem, a leitura é deficiente ou apenas visual, para Luiz Carlos Cagliari:
É preciso abrir os horizontes e incorporar às atividades escolares todas as formas de leitura que o mundo moderno da escrita põe diante dos olhos de todos. (Alfabetizando sem O BÁ-BÉ- BI-BÓ-BU,p.321)
Observando os fatos, concluí que essa deficiência se deve ao fato de a leitura estar distante ou até mesmo ausente do convívio dos alunos, e, por não haver estímulo para tal atividade. Essa problemática compromete o bom desempenho nas produções de textos.
È preciso que por parte dos educadores seja feita uma revisão das práticas de ensino, inserindo atividades que despertam nos alunos o gosto pela leitura facilitando assim o exercício da escrita, conforme o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Para tornar os alunos bons leitores – para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura na escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler(e também ler para aprender) requer esforço. Precisará fazê-los achar que a leitura é algo interessante e independência. Precisará torná-los confiantes, condições para poderem se desafiar “aprender fazendo”. (PCN – Língua Portuguesa. V.2, p.58).
Além das condições descritas, das propostas de mudanças, são necessárias propostas didáticas orientadas especificamente no sentido de formar bons leitores, da verdadeira “leitura do mundo”.
A leitura exige preparo por parte do professor. É importante que o texto seja estudado antes, para nele serem trabalhados os valores lingüísticos mais significativos, bem como os aspectos que vão criar um clima de magia e envolvimento com os alunos.
A falta de suporte às atividades envolvendo leitura tem de certa forma, causado preocupação porque é notória a rejeição da maioria dos alunos à prática de leitura e escrita, o que, acaba por prejudicar a aprendizagem dos mesmos.
Cultivar nos alunos o hábito da leitura é uma tarefa árdua, porém, não é impossível. Portanto, a escola precisa oportunizá-los a estarem em contato com a leitura, não importando em que estágio de ensino se encontre – é necessário ler. O papel da escola, Segundo Ana Maria Ribeiro Filipouski,
É ensinar que ler e escrever promovem socialmente, dão acesso à cultura e ao conhecimento, são um modo de relacionar o que se faz na escola com o que existe fora dela. Nesse sentido, a prática de ler e escrever desenvolve-se através de responsabilidade partilhada entre professor e aluno, em que o primeiro atua como guia, apoio, mediar de cultura e o segundo como sujeito ativo da aprendizagem.( Pratica de Leitura e escrita. P. 164)
Conforme a autora citada é também função da escola promover com os alunos os saberes lingüísticos necessários para os exercícios da cidadania, para alcançar diferentes objetivos o aluno tem que ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever e ler por prazer.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos, a construção do conhecimento em uma perspectiva significativa, onde teoria é prática caminhem juntas. Assim como, a valorização e o respeito ao mundo da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
· Estimular o aluno a Leitura.
· Proporcionar o enriquecimento do vocabulário.
· Criar condições favoráveis a interpretação e reflexão de textos.
· Permitir a vivência com diversos textos.
Metodologia
Primeira atividade: Promover um debate sobre a importância da leitura enfatizando os vários gêneros, priorizando as crônicas.
Divisão dos grupos e distribuição das cópias das crônicas e leituras dos mesmos.
Segunda Atividade: Preparação para a apresentação das crônicas:
Através de teatro.
História em quadrinhos.
Exposição oral.
Narrativa Visual
Terceira Atividade: Apresentação dos grupos recontando as crônicas, teatro, história em quadrinhos exposição oral e narrativa visual.
Quarta Atividade: Debate e avaliação das atividades.
Avaliação
Serão avaliados durante a elaboração e apresentação das atividades continua e formativo.
Nova União – RO
junho/2009
Problemática
Em razão da deficiência do hábito da leitura dos alunos da 9ª do período vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler, vê-se a necessidade de desenvolver atividades que envolvam a leitura despertando assim o gosto pela mesma.
Esse trabalho tem como idéia central incentivar a prática de leitura e escrita na escola
Torna-se viável essa temática por ser uma questão que tem causado muitos dissabores, decepções em nossa escola, fazendo com que a cada dia, aumente o número de analfabetos funcionais no Brasil.
Essa questão é muito complexa, pois trazemos conosco uma cultura de que o brasileiro não gosta de ler, que ler é muito chato, e porque essa é uma questão que deve ser trabalhada na família, na escola.
Fundamentação Teórica
Vivemos na era da informação, portanto é fundamental o domínio da leitura e da escrita. Seguindo esta linha de pensamento vimos a necessidade de desenvolver este projeto com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Marcos Adriano Issler. É importante ressaltar que a grande maioria desses alunos não tiveram referencial em casa quando eram crianças.
Sabe-se que a leitura e escrita é indispensável a qualquer nível de escolaridade e esta, está por toda parte, sendo de suma importância para todo tipo de aprendizagem.
Pensando assim, espera-se que a leitura e escrita sejam praticadas na escola, como um tesouro inestimável, do qual não podemos abrir mão jamais.
Com base nesse pensamento, essa temática vem de encontro à necessidade do desenvolvimento da prática da leitura e escrita, proporcionando assim, sanar as deficiências causadas pela má formação dos educandos e pela falta de incentivo ao hábito de ler e escrever.
Faz-se necessário motivar de forma agradável os alunos da Escola através de atividades que venham ampliar o universo lingüístico dos estudantes, bem como despertá-los para o prazer de ler escrever, reconhecendo-os como sujeito critico, capaz de refletir e agir positivamente, visando o crescimento de seu desempenho como leitor.
Tem se percebido que a maioria dos alunos tem encerrado o Ensino Fundamental e ingressam no Ensino Médio sem ter uma leitura satisfatória, pois o processo de compreensão e interpretação de textos, da maior parte de nossos alunos é insatisfatória uma vez que não lêem ou quando lêem, a leitura é deficiente ou apenas visual, para Luiz Carlos Cagliari:
É preciso abrir os horizontes e incorporar às atividades escolares todas as formas de leitura que o mundo moderno da escrita põe diante dos olhos de todos. (Alfabetizando sem O BÁ-BÉ- BI-BÓ-BU,p.321)
Observando os fatos, concluí que essa deficiência se deve ao fato de a leitura estar distante ou até mesmo ausente do convívio dos alunos, e, por não haver estímulo para tal atividade. Essa problemática compromete o bom desempenho nas produções de textos.
È preciso que por parte dos educadores seja feita uma revisão das práticas de ensino, inserindo atividades que despertam nos alunos o gosto pela leitura facilitando assim o exercício da escrita, conforme o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Para tornar os alunos bons leitores – para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura na escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler(e também ler para aprender) requer esforço. Precisará fazê-los achar que a leitura é algo interessante e independência. Precisará torná-los confiantes, condições para poderem se desafiar “aprender fazendo”. (PCN – Língua Portuguesa. V.2, p.58).
Além das condições descritas, das propostas de mudanças, são necessárias propostas didáticas orientadas especificamente no sentido de formar bons leitores, da verdadeira “leitura do mundo”.
A leitura exige preparo por parte do professor. É importante que o texto seja estudado antes, para nele serem trabalhados os valores lingüísticos mais significativos, bem como os aspectos que vão criar um clima de magia e envolvimento com os alunos.
A falta de suporte às atividades envolvendo leitura tem de certa forma, causado preocupação porque é notória a rejeição da maioria dos alunos à prática de leitura e escrita, o que, acaba por prejudicar a aprendizagem dos mesmos.
Cultivar nos alunos o hábito da leitura é uma tarefa árdua, porém, não é impossível. Portanto, a escola precisa oportunizá-los a estarem em contato com a leitura, não importando em que estágio de ensino se encontre – é necessário ler. O papel da escola, Segundo Ana Maria Ribeiro Filipouski,
É ensinar que ler e escrever promovem socialmente, dão acesso à cultura e ao conhecimento, são um modo de relacionar o que se faz na escola com o que existe fora dela. Nesse sentido, a prática de ler e escrever desenvolve-se através de responsabilidade partilhada entre professor e aluno, em que o primeiro atua como guia, apoio, mediar de cultura e o segundo como sujeito ativo da aprendizagem.( Pratica de Leitura e escrita. P. 164)
Conforme a autora citada é também função da escola promover com os alunos os saberes lingüísticos necessários para os exercícios da cidadania, para alcançar diferentes objetivos o aluno tem que ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever e ler por prazer.
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos, a construção do conhecimento em uma perspectiva significativa, onde teoria é prática caminhem juntas. Assim como, a valorização e o respeito ao mundo da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
· Estimular o aluno a Leitura.
· Proporcionar o enriquecimento do vocabulário.
· Criar condições favoráveis a interpretação e reflexão de textos.
· Permitir a vivência com diversos textos.
Metodologia
Primeira atividade: Promover um debate sobre a importância da leitura enfatizando os vários gêneros, priorizando as crônicas.
Divisão dos grupos e distribuição das cópias das crônicas e leituras dos mesmos.
Segunda Atividade: Preparação para a apresentação das crônicas:
Através de teatro.
História em quadrinhos.
Exposição oral.
Narrativa Visual
Terceira Atividade: Apresentação dos grupos recontando as crônicas, teatro, história em quadrinhos exposição oral e narrativa visual.
Quarta Atividade: Debate e avaliação das atividades.
Avaliação
Serão avaliados durante a elaboração e apresentação das atividades continua e formativo.
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